
Fraco. Por mais que falem do Guy Ritchie, pelo menos o cara tinha identidade na direção, aqui ele não se diferencia em nada de um Marc Forster, por exemplo. Direção burocrática demais, tanto quando filma a ação, que enche de piadinhas pouco inspiradas, e muitas vezes opta por aquela câmera super lenta pra tentar algo diferente, o que é sói isso, diferente, não necessariamente bom. E também o desenvolvimento da história mesmo, que é como se o cara colocasse o roteiro no colo e começasse a filma-lo. O diretor poderia ser chamado de muitas coisas, mas irreconhecivel seria injusto com ele, mas aqui ele está, e digo isso no mau sentido.
Mas mesmo assim minhas maiores esperanças eu não depositava nele, e sim na duplinha, principalmente no Downey Jr. Outra decepção. Eu pensei que por mais que o filme fosse fraco, frouxo no sentido de direção, pelo menos eu assistira algo no estilo Piratas do Caribe, onde o personagem pudesse deixar tudo mais divertido, o trailer me deu essa impressão. Mas nem. Ele criou uma persona meio Tony Stark, só que bem menos carismática, bem menos inspirada, culpa do texto capenga, e culpa dele também. Não que tenha sido um desastre, ele mais ou menos é melhor que 95% do que tem aí, mas em comparação com ele próprio fica bem abaixo, e também não consegue elevar o status do filme, como o depp fez em piratas, por exemplo. O Jude Law é quem mostra a melhor atuação mesmo, nada de espetacular também, mas o jeitão inglês seco dele agrada mais do que o bebum genial do downey jr. E outra coisa que irrita é isso, a personalida genial totalmente wtf do holmes. É aquele way of life de House em resolver mistérios, mas de forma absurda, artificial. Em vez de tu ficar impressionado com o como ele chegou a tal dedução, tu acha absolutamente ridículo, pq é como se a pessoa tivesse um grão de areia vermelha presa no cabelo, e ele descobrisse o RG, CPF e número da carteira de trabalho dela por isso.
Enfim, o lado bom é que apesar da atuação do Downey não ser extraordinária como de costume, ainda é o Downey, e tem o Law em boa fase também. A dupla tem uma quimica legal, poderiam ter caprichado bem mais, mas conseguem deixar alguns momentos divertidos. Poderia ser um filme bem divertido, mas é divertido apenas.