terça-feira, 8 de março de 2011

Enrolados (Byron Howard, Nathan Greno) - 2010


Tive que esperar até sair uma cópia legendada que prestasse na net, pq com Luciano Huck não rola. E valeu muito a pena. O humor do filme é sensacional, principalmente da mãe malvada. Acho quase todas as piadinhas dela hilárias, me lembro agora ela na frente do espelho com a Rapunzel, falando o quanto aquele reflexo era bonito e não sei mais o que, e logo em seguida soltando um "ah, e você está nele também. hihihi" pra depois dizer que era apenas uma brincadeira. Acho que isso sintetiza o humor dela que eu tanto admirei. Ela é um vilão que tem como meta buscar a juventude eterna, mesmo que pra isso tenha que trancar a garota pelo resto da vida na torre (o que é uma meta bem vilanesca), mas ela utiliza essa juventude não para outros fins macabros. Pelo contrário, graças a isso ela vive de extremo bom humor, com um senso de ironia delicioso, parecendo curtir cada segundinho que tenha ganho. Achei esse vilão sensacional mesmo, dos melhores que vi da Disney. Já a dupla de protagonistas é apaixonante. Pra mim dosam o humor e o senso aventureiro na medida certa. Vejo eles daqui a pouco sendo postos em pé de igualdade com os grandes casais Disney. E apesar dos poucos coadjuvantes, o cavalo e o camaleão são um barato também. As músicas todas ótimas ou pelo menos muito competentes. E se for pra citar uma em especial, definitivamente eu cito a da taverna. Além daquele ritmo muito bom, das imagens perfeitamente escolhidas pra representar a mensagem, a letra é hilária, genial. Uma das melhores músicas da Disney que eu escutei.

Se fosse feito na década de 90 em forma de desenho, acho que não perderia muito para os clássicos criados daquele tempo.

4 comentários:

Pri Zorzi disse...

Pois é, pra primeira animação 3D sem a Pixar desde que eles viraram parceiros, a Disney se saiu muito bem. Dá pra ver que é um desenho "bem Disney", mas quando o estúdio sabe usar esse estereótipo a seu favor, sai da frente.

O filme é uma delicinha, com aquele carisma "bem Disney". Não é por nada que os caras são o que são.

Paloma Rodrigues disse...

Na verdade, o primeiro longa em 3D da Disney foi O Galinho Chicken Little, em 2005. Depois disso eles relançaram alguns filmes antigos em 3D (tipo O Estranho Mundo de Jack).

E aí teve, se não me engano, A Família do Futuro, que não teve nada de destaque aqui, mas que é engraçadinho. Depois disso teve Bolt e Os Fantasmas de Scrooge.

Paloma Rodrigues disse...

Fiz uma pesquisa agora e vi que faltou citar A Bela e a Fera... Sério... Dói...

Thiago disse...

Bah, Chicken Little é muito ruim!

Considero essa o primeiro acerto da Disney sem a Pixar.