
Esse eu pensei que seria um Oscar bem decente, juro que pensei. Mesmo não concordando inteiramente com os indicados (isso seria impossível), pelo menos achei os concorrentes bons filmes, e os favoritos também. E não é que no final me caga tudo? Não digo que tenha sido um Oscar lixão (alguma coisa até que foi), mas a distribuição de prêmios foi realmente absurda em certos aspectos. Tinha tudo pra ser um Oscar bem assistível: Foto pra Bravura, Direção pro Fincher, filme pro Discurso... Beleza, todos sairiam felizes. E não é que a academia resolveu sentar no patê e realmente eleger o melhor filme do ano? Acabou ficando totalmente desproporcional a distribuição. A Origem ganhou quase tudo de técnica e Discurso do Rei fez quase uma limpa nas principais. Calma aí, direção??? Sério, tirando Minhas Mães e Meu Pai, de TODOS os outros indicados O Discurso do Rei era quem tinha a direção mais frouxa, mais pálida. O filme é bom sim, e todos já estavam conformados quanto a levar o Oscar principal (e eu, apesar de preferir vários outros, nem lamentava). Mas com Fincher, Aronofsky, Coens no páreo...? Nossa, como esse Tom Hooper conseguiu levar? Nem o BAFTA deu direção pro Hooper! Nem a academia BRITÂNICA DE CINEMA deu direção pro diretor BRITÂNICO deles! Alguém consegue entender? Não tem como.
Enfim, tava tudo se encaminhando pra ficar legalzinho. Cisne Negro seria lembrado pela Natalie. A Rede Social por montagem e direção. Bravura pela belissíma foto. O Vencedor pelas suas atuações. E o Discurso ainda seria o foderosão com filme e ator. Tudo nos conformes. E não é que dois prêmios mal distribuídos condena a premiação toda? Foi o que aconteceu. No final das contas Discurso ficou com 4 e Origem 4, e segundo essa brilhante academia foi o que teve de relevante no ano. Quando olharmos pra 2011 de novo, e formos pesquisar no Oscar, vai parecer que só esses dois existiram. Em um ano com uma safra sensacional.
Mas o lado bom é que ainda assim muita coisa foi distribuída com perfeição. Montagem não poderia ter outro dono que não fosse A Rede Social. As atuações foram muito bem distribuídas. Ok eu preferir um pouco mais uma do que outra, mas o que interessa é que os vencedores tiveram atuações sensacionais, independente das minhas preferências.
Mas enfim, não apaga os erros lamentáveis cometidos.
Aaaand, the Oscar goes to....
Tom Hooper!

Um comentário:
Pois é, cara. Fazer o quê, gosto minimamente do Oscar, se achasse tão bosta assim não assistiria. Mas que tem aqui e ali umas merdas que não dá pra entender, isso tem.
Acho que a gente não teria se indignado tanto se o Hooper não tivesse ganhado de diretor. Poh, o Fincher, o Aronofsky, os Coen... Todo mundo ali bem mais diretor, bem mais inventivo do que ele. Não consigo entender por nada o que levou o cara a ganhar esse prêmio, pra mim parece o tipo de direção que um mané qualquer conseguiria fazer.
O foda é que os indicados desse ano tavam realmente num nível bom. Só não vi Inverno da Alma, mas todos os outros são filmes minimamente bons. Só que não adianta se na hora eles fazem as escolhas erradas.
Ah, e outra coisa: roteiro original pra Discurso do Rei? Forçou, né? Esse sim eu dava pra Origem, que pelo menos tem uma trama bem inventiva. Fotografia pra Origem, em compensação, é forçar a barra. Alguém ali obviamente achou que fotografia era "ah, aquilo que tu enxerga" e confundiu os efeitos visuais (estupendos, admito) de Origem com uma boa fotografia. Bravura Indômita mata a pau nesse quesito, mas senão, que dessem pra Black Swan ou Rede Social que tava bem tri também.
Realmente, Montagem e Roteiro Adaptado pra Rede Social tava bem merecido. Ou de atuações concordo contigo, por mais que eu fizesse diferente em algumas, todo mundo que ganhou tava super bem no papel, digno de Oscar.
No fim das contas, como todo o Oscar: com alguns prêmios bem merecidos e alguns tantos que simplesmente a razão não explica #síndromedecrash
Postar um comentário